DESTACA O FLUTT

DESTACA O FLUTT
JOHN SZABO, MS DESTACA O FLUTT
15 Jun 2018

O “Master Sommelier” John Szabo, que participou como Grande Júri da edição deste ano do Concurso Vinhos de Portugal, elogia a elevada qualidade geral dos vinhos a concurso, numa edição que ficou marcada pelo “excelente desempenho os vinhos monocasta, num País mais conhecido pelos seus blends”.

O destaque que faz ao nosso vinho 2015 Flutt “IGP” Beira Atlântico (Maria Gomes – Bical) é elogioso e deixa a Positivewine com vontade de continuar a sua luta na procura da excelência nos vinhos da Bairrada:

“Um estilo mais tostado e com aromas de oxidação, mais autolítico com menos fruta. Na boca é arredondado e cremoso, com sabor a caramelo e frutos secos torrados. Final de boca longo. Bem feito. Vinho completo. Provado em Maio de 2018”.

O artigo completo pode ser consultado em:
https:\/\/adegacravo.pt//adegacravo.pt//www.winealign.com/articles/2018/06/01/wines-of-portugal-challenge-2018/

Nas palavras do enólogo da casa, Nuno Bastos, definido o perfil do vinho, escolhemos as melhores uvas e demos atenção à primeira fermentação e ao estágio posterior do vinho para obter uma dose extra de complexidade.

Esta melhoria gustativa obtém-se pela acção autolítica de enzimas que vão decompondo as leveduras em aminoácidos de forma a enriquecer o aroma e o sabor do vinho. É aqui que se encontra o grande segredo do sabor complexo e macio do nosso vinho espumante “Flutt”. Os aromas frutados desaparecem e surgem os aromas nobres de oxidação semelhantes a frutos secos torrados e a caramelo. Como todos os bons vinhos espumantes devem ser, tem bolha fina e elegante e um final de boca longo e persistente.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_PT