A Metalusa Industrial, a empresa-mãe do «Grupo Metalusa» integrou uma nova empresa subsidiária, a Metalusa CI, com sede em Abidjan, a capital da Costa do Marfim.
A constituição da nova subsidiária em Abidjan foi apadrinhada pela Sra. embaixadora de Portugal na Costa do Marfim, Dra. Maria da Conceição de Sousa Pilar tendo o acontecimento terminado com um agradável jantar.
Manuel Coelho e Alberto Cravo (Administradores da Metalusa), Maria da Conceição Pilar (Embaixadora de Portugal na Costa do Marfim) e Artur Cima (Administrador do Grupo CIMA e sócio local)
A Filial da Costa do Marfim junta-se às outras empresas participadas do Grupo Metalusa: Metalusa Portugal, Metalusa España, Metalusa France, Metalusa UK, Metalusa Angola, Metalusa Mozambique, Metalusa Maroc e Metalusa Chile. A ESTRATÉGIA DA METALUSA PARA A COSTA DO MARFIM. Para se compreender a razão do Grupo Metalusa fazer este investimento na Costa do Marfim, entrevistámos o Presidente da Holding (Patrilar SGPS, SA), Alberto Cravo.
Alberto Cravo, Presidente do Conselho de Administração do «Grupo Patrilar».
Q: O investimento na Costa do Marfim acontece por que razão?
AC: A Metalusa encontrou uma oportunidade para responder ao crescimento da procura neste mercado africano. A partir desse momento, a resposta seguiu o padrão de crescimento habitual no grupo.
Q: E qual é essa resposta?
AC: O controlo das empresas do «Grupo Metalusa» é detido pela empresa-mãe, a Metalusa Industrial, SA. As filiais que criámos nos mercados externos tem personalidade jurídica própria e património autónomo em relação à empresa-mãe, como acontece agora, na Costa do Marfim. Neste caso, ao contrário de todas as outras participadas, estabelecemos uma sociedade com um sócio local.
Q: Existe alguma razão especial para isso acontecer?
AC: O nosso sócio local está consolidado no mercado e desenvolve a sua atividade em sectores interligados economicamente com aquilo que fazemos. Existia a oportunidade e a vontade de crescermos juntos, fizemos um estudo de mercado e, como estavam reunidas as condições para avançar com o investimento, assim fizemos.
Q: A Metalusa Côte D’Ivoire vai competir no mercado da Costa do Marfim da mesma maneira que noutros mercados? A questão deve-se ao facto de ter um sócio local?
AC: A matriz competitiva da Metalusa mantêm-se. O Grupo está dotado de recursos humanos para responder a qualquer projeto em grandes obras de engenharia. Podemos desenvolver o projeto de raiz ou receber um projeto já desenhado e nós apresentamos uma solução inovadora e eficiente para o executar nas especialidades de andaimes, cofragens, escoramentos e outras estruturas especiais de engenharia. Depois, oferecemos aos nossos clientes os equipamentos necessários em regime de venda ou aluguer. Além disso, disponibilizamos os nossos serviços locais de engenharia para responder às necessidades do cliente, quer no que respeita à preparação de obra, cálculos de estabilidade, acompanhamento dos trabalhos em frente de obra e todas as outras especialidades que forem solicitadas.